13.10.14

passagens 02 - caminhos, escadas e parceria



A topografia de São Paulo traz a necessidade de conectar diferentes níveis em sua paisagem. Como resultado, a cidade apresenta inúmeras escadarias com diferentes formas, contextos e tipologias, que apresentam um enorme potencial para a criação de uma rede de espaços livres públicos - criando interessantes atalhos para pedestres, conectando comunidades e oferecendo locais para que as pessoas possam se encontrar, relaxar, brincar, se exercitar e desfrutar vistas deslumbrantes.

Pensando em requalificar as escadarias da cidade, a organização Cidade Ativa iniciou o projeto OLHE O DEGRAU, que visa aumentar o reconhecimento sobre as escadarias como oportunidades de espaços públicos e como importantes conexões na rede de mobilidade para pedestres da cidade de São Paulo. A ideia é transformar escadarias através de iniciativas que engajem a comunidade local por meio de intervenções urbanas. Esse projeto se encaixa dentro do contexto atual de renovação e retomada dos espaços públicos em São Paulo, tanto levando atividades programáticas como se tem feito no Largo da Batata pelo grupo “A Batata Precisa de Você” e pela Prefeitura de São Paulo com a iniciativa Centro Aberto, quanto na ampliação do espaço do pedestre em detrimento do leito carroçável protagonizado pelos parklets. Essa disseminação de iniciativas revela o interesse que a sociedade como um todo tem revelado de reviver as ruas, calçadas, passagens e, por que não, escadarias. 

A iniciativa busca, de início, mapear as escadarias existentes na cidade de acordo com algumas categorias, através de uma plataforma de mapeamento colaborativo. Com isso, será possível aumentar a visibilidade destas passagens, sugerindo caminhos, apropriações e, inclusive, discutindo uma nova sinalização voltada aos pedestres, com inclusão de diferentes indicações e pinturas. Além disso, as pinturas podem ser usadas para expandir os próprios limites da escada, invadindo os espaços públicos e calçadas adjacentes para convidar a comunidade a visitar esse espaços.

Para complementar este novo pensamento sobre as escadas públicas, o Cidade Ativa iniciou um projeto piloto na Escadaria da Rua Alves Guimarães, no bairro de Pinheiros, envolvendo a opinião dos moradores e usuários do local e incorporando seus desejos e ideias de transformação e revitalização. Essa construção colaborativa se deu através da coleta de ideias em uma Oficina/Picnic realizada na própria escadaria. O espaço foi limpo e decorado e para cada patamar da escada foi planejada uma atividade diferente, convidando as pessoas a explorarem cada um de seus cantos. Foi uma primeira experiência para também testar a forma como o espaço poderia ser utilizado pela comunidade. Como parte da atividade, foi feita uma pesquisa com cerca de 100 pessoas por meio de painéis fixados ao longo da escadaria, além de um questionário online. 

Essa pesquisa buscou fugir dos moldes tradicionais e investir num diálogo mais divertido e interessante com o público. O Cidade Ativa inovou trazendo uma metodologia baseada em painéis nos quais as pessoas eram convidadas a responder colando adesivos nos campos indicados. Dessa maneira, foi possível visualizar as respostas dos outros e construir coletivamente um consenso sobre os que se desejava para esse lugar.

O projeto resultante dos levantamentos foi apresentado no concurso internacional Urban Urge e premiado com US$1.000, que serão revertidos em melhorias no próprio local, iniciando sua transformação. A requalificação está em contínua discussão com os moradores e usuários da passagem, que se mobilizaram e formaram o grupo dos Amigos da Escadaria com o objetivo de levar o projeto para frente e organizar outros eventos nesse espaço.

O Cidade Ativa espera contar com o apoio do poder público, em especial da Subprefeitura de Pinheiros, para viabilizar sua implementação e garantir sua manutenção e, por isso, está coletando assinaturas online.














 



Até a próxima!
Equipes Passagens SP e Cidade Ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Todas as mensagens serão moderadas e nos reservamos o direito de excluir conteúdos ofensivos e/ou preconceituosos.
Gratos, membros da equipe Passagens SP.